terça-feira, 24 de maio de 2011

ENERGIAS RENOVÁVEIS


As energias renováveis são produzidas a partir de fontes renováveis, ou seja, fontes de energia que não acabam.
            Actualmente existem as seguintes energias renováveis: a energia solar que é produzida a partir do sol em painéis solares fotovoltaicos e painéis termo solares que se usam para aquecer a água das piscinas e para uso doméstico, a energia hídrica que é produzida a partir da água em centrais hidroeléctricas (barragens), energia de biomassa que é produzida a partir de resíduos florestais em centrais de biomassa, a energia eólica que é produzida a partir do vento em parques eólicos, a energia geotérmica que é produzida através do calor do interior da terra em centrais geotérmicas, entre outras.
            As energias renováveis têm muitas vantagens para o ambiente e para a nossa vida. Reduz o efeito de estufa porque substitui o uso de combustíveis responsáveis pela emissão de CO2 (dióxido de carbono), podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana comparando com os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), o seu impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), uma vez que não produzem dióxido de carbono ou outros gases com “efeito de estufa”; oferecem menos riscos do que a energia nuclear, permitem a criação de novos postos de emprego (investimentos em zonas desfavorecidas), reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis, conferem autonomia energética a um país, uma vez que a sua utilização não depende da importação de combustíveis fósseis, conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.
 Trabalho realizado pelos alunos do 4ºano após a palestra sobre energias renováveis

VISITA O PORTAL DA ENERGIA
VAIS ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÃO, JOGOS E ATIVIDADES
clica na imagem para entrar

1 comentário:

  1. Parabéns pelo vosso trabalho meninos! As energias renováveis ainda não são muito conhecidas e ninguém usa o que desconhece, por isso, este vosso trabalho é muito importante. Expliquem a toda a gente o que são as energias renováveis e as razões por que devem poupar energia. Sejam persistentes é do vosso futuro que estão a tratar...

    ResponderEliminar